Golfe e Râguebi admitidos para os Jogos Olimpicos de 2016


Os membros do Comité Olímpico Internacional (COI) aprovaram sexta-feira, na votação que decorreu em Copenhaga, a admissão de râguebi – na variante de Sevens - e golfe nos Jogos Olímpicos de 2016, a realizar no Rio de Janeiro.

A aprovação de Sevens foi proclamada com 81 votos a favor e oito contra. Já o golfe gerou mais controvérsia, fazendo parte da escolha de 63 membros e da recusa de 27 elementos do comité.

«Tanto o golfe com o râguebi são desportos muito populares, com apelo global e forte sentido de ética», afirmou Jacques Rogge, presidente do COI reeleito durante esta sexta-feira.

Reacções dos representantes das modalidades:

Os representantes dos organismos mundiais de râguebi e golf, Bernard Lapasset e Peter Dawson, respectivamente, revelaram imensa satisfação pela admissão de ambas modalidades.

«Estou muito contente e orgulhoso. Agradeço aos membros do COI pelo apoio maravilhoso. O râguebi está honrado por fazer parte do Programa de Desportos dos Jogos Olímpicos», disse Bernard Lapasset, presidente da Internation Rugby Board, acrescentando: «Já estamos ansiosos pelo Rio-2016.»

Peter Dawson, secretário-geral da Federação Internacional de Golf, manifestou-se «absolutamente satisfeito com os resultados de hoje». «Estamos ansiosos para fazer parte do Movimento Olímpico. Isto é fantástico para o golfe e esperamos ajudar a engrandecer os Jogos Olímpicos», destacou o dirigente.

Sem comentários: