Rugby em cadeira de rodas?!?

Alguém já assistiu Murderball? Se não assistiram, assistam! Murderball é um documentário sobre rugby em cadeira de rodas diferente de todos os documentários que já vi sobre pessoas com deficiência. Juntar um desporto violento com uma cadeira de rodas pode parecer estranho, mas o resultado surpreende.
As regras são parecidas com as do rugby original, onde cada equipa tem que levar uma bola até o fundo do campo adversário. Para impedir isso, a equipa que está defendendo faz de tudo para parar o ataque e é aí que a coisa se torna interessante. Claro que não vale o dedo no olho nem atingir directamente o adversário, mas as cadeiras, sofrem! O trailler abaixo dá uma idéia de como é o documentário e como funciona a modalidade.


O que eu acho mais porreiro neste desporto é que ele é ágil e também possibilita que uma grande gama de pessoas com deficiência jogue. Tetraplégicos, pessoas com amputações no braço e outras que não conseguem jogar basquetebol, por exemplo, podem praticar rugby. A regra básica - válida nas competições - diz que só é permitida a participação de pessoas que tenham comprometimento de, no mínimo, 3 membros do corpo.


À esquerda uma cadeira usada no rugby. À direita um jogo para o campeonato mundial.

Sem comentários: