Liga Ibérica - cancelada


A evolução do râguebi ibérico nos últimos anos e o impacto do Mundial'07 deram novo ânimo à ideia de aumentar uma competição transfronteiriça, tendo por base a Taça Ibérica, que desde 1983 opunha os campeões de Portugal e Espanha.

A prova deveria envolver mais equipas, quatro em 2008 e oito esta época, enquanto outra ideia ganhava forma, o lançamento de uma Liga Ibérica, profissionalizada e que chegou a ter um formato de cinco equipas espanholas, quatro lusas e uma de Gibraltar.

Mas desde o início que o projecto foi tropeçando em dificuldades, sobretudo do lado espanhol, onde os desentendimentos eram generalizados. Com as federações a demoraram a envolver-se, o destino ficou traçado: o fim.

CRC Madrid e El Salvador passaram a dedicar-se a uma Superliga Ibérica, mas só com espanhóis; do lado português, apenas Agronomia se bateu até ao fim para salvar a prova onde pretendia defender o título conquistado em 2008 e para a qual se tinha reforçado. As múltiplas desistências acabaram por deixar os "agrónomos com um ataque de nervos...

Após a renúncia da Federação e dos clubes espanhóis participarem numa competição ibérica, a Federação nacional emitiu hoje um comunicado lamentado o facto e negando "qualquer responsabilidade" no fracasso do projecto.

A competição teria o nome de "Iberian Rugby Cup" e seria uma prova com um modelo alargado, que juntaria os quatros principais clubes dos dois países.

Pode ler-se no comunicado: "A FPR desenvolveu todas as diligências para que a prova se realizasse nos termos competitivos e de qualidade que estavam previstos, não se sentindo responsável pelos ulteriores desenvolvimentos".
"A FPR lamenta os efeitos negativos que toda esta situação causou aos clubes portugueses e também o resultado de uma iniciativa cujos objectivos centrais continua contudo a defender", conclui o comunicado.

Sem comentários: