Direito Sagra-se Campeão Nacional

O Grupo Desportivo de Direito sagrou-se no dia 1 de maio Campeão Nacional 2008/2009, ao bater na Final da Divisão de Honra a equipa de Agronomia por 32-25 (13-13 ao intervalo).

Tal como tinha acontecido na última época, a Agronomia dominou quase por completo a fase regular da Divisão de Honra do campeonato nacional de râguebi, mas perdeu na final. No jogo decisivo disputado hoje, no Estádio Nacional, o Direito acabou por vencer por 32-25.

O Direito acabou por se sagrar campeão nacional pela sexta vez na sua história (todos os títulos conquistados nos últimos 10 anos) num jogo onde foi superior. O clube de Monsanto esteve quase sempre em vantagem no marcador e contou com a força e inspiração de Adérito Esteves, autor de dois ensaios.

O jogo confirmou que a Agronomia dá-se mal com os encontros decisivos. No ano passado, os agrónomos foram os melhores na fase regular e perderam o título na final contra o Belenenses no último minuto. Este ano, depois de 13 vitórias em 14 jogos e duas vitórias folgadas sobre o Direito na fase inicial, voltaram a ceder na última partida.

Os primeiros minutos mostraram que o Direito estava decidido a vencer. Pedro Leal converteu uma penalidade aos três minutos e aos cinco Miguel Leal colocou uma bola ao pé na zona de ensaio da Agronomia, Le Roux foi traído por um ressalto, e Adérito Esteves marcou o primeiro ensaio do jogo. Pedro Leal não falhou a conversão e, com apenas sete minutos de jogo, o Direito já vencia por 10-0.

A jogar contra o vento a Agronomia sentia dificuldades em organizar o seu jogo e, acima de tudo, em usar a sua grande arma: o jogo ao pé de Joe Gardener. No entanto, aos 12’ Gardener reduziu para 10-3 e, aos 19’, os agrónomos aproveitaram um erro de António Aguilar (tentou jogar à mão na área de 22 metros do Direito e acabou por escorregar) para chegar ao ensaio por Cardoso Pinto. O jogo estava a ser disputado intensamente e aos 20 minutos já se registava um empate a 10 pontos.

Até ao intervalo Leal e Gardener converteram uma penalidade para cada equipa que fixaram o resultado do primeiro tempo num empate (13-13).

O início do segundo tempo deixou a ideia que a Agronomia ia arrancar para uma vitória tranquila. Logo aos três minutos Duarte Cardoso Pinto colocou a bola ao pé por cima da defesa do Direito e Jacques Le Roux marcou ensaio: 18-13 para a Agronomia.

No entanto, a partir desse momento o Direito assumiu o domínio da partida e deu por completo a volta ao jogo. Aos 47’, após várias fases de jogo através dos avançados, Adérito chegou ao segundo ensaio para os advogados. O Direito voltava a vencer (20-18) e a Agronomia tremeu.

Gardener ainda tentou um pontapé de ressalto (55’), mas entre os minutos 68’ e 71’ o Direito arrumou a questão do título através de dois ensaios dos irmãos Portela: Miguel Portela recuperou uma bola perdida para marcar em força e Luís Portela interceptou um mau passe de Cardoso Pinto para correr quase todo o campo e chegar ao ensaio. A nove minutos do fim a Agronomia via-se a perder por 14 pontos (32-18) e o título tornava-se uma miragem.

Apesar da pressão final dos agrónomos nos minutos finais, que resultou num ensaio a dois minutos do fim, a Agronomia apenas conseguiu reduzir para 32-25, perdendo assim pela segunda vez consecutiva a final do campeonato nacional de râguebi.

Nos dois jogos disputados antes da final, o CDUL garantiu o terceiro lugar no campeonato (empate 41-41 com o Belenenses, mas venceu no desempate por ter mais ensaios marcados no jogo) e o Rugby da Linha garantiu o acesso à primeira divisão (categoria a baixo da Divisão de Honra) ao derrotar o RC Montemor por 16-14.

Fonte:Publico.pt

Quanto a nós, só temos que dar os parabêns aos novos campeões
nacionais.

1 comentário:

Rugby Portugal disse...

Serve esta mensagem para informar que o artigo contendo todas as informações (fotografias, calendário e resultados, fichas de jogo, melhores marcadores de pontos e ensaios, convocatória portuguesa detalhada) sobre o Campeonato Europeu de Sub-21, uma competição que vai decorrer na cidade universitária da capital espanhola entre os dias 03 e 09 de Maio, pode ser consultado na página principal do RugbyPortugal.com ou página das Selecções deste espaço.