Crónica de Tomaz Morais

Memorável!
.
Só a vitória nos interessa! Foi com este lema que durante toda a semana preparámos o jogo na Roménia. Metemos na cabeça que desta vez teríamos que ser nós a ganhar nos derradeiros 10 minutos, uma vez que nos últimos 2 jogos que lá fizemos perdemos nos instantes finais. Esta segunda vitória histórica com a Roménia, e a primeira fora, vai ser a todos os níveis memorável!
A Roménia entrou com tudo, chegámos a ter uma desvantagem de 12 pontos mas apoiados no verdadeiro espírito dos lobos: conquistar o impossível, nunca desistindo e sempre a lutar demos a volta com um ensaio que demonstrou em pleno a força do colectivo. Cá fora e lá dentro, agarrados una aos outros, sentimos a pressão da transformação do ensaio final como o corolário de uma época exaustiva mas muito positiva, que só podia acabar assim! Tendo em conta a forma ainda amadora como preparámos os jogos de qualificação desta temporada, considero uma vez mais que toda a equipa jogou com o corpo, a cara e a alma por Portugal!
Nem sempre sinto que o devido valor nos é reconhecido, treinamos em ambientes difíceis e adversos, muitas vezes desadequados ao nível competitivo e aos objectivos grandiosos que nos são permanentemente colocados. Nem tivemos tempo para nos lembrar que os nossos adversários directos são sustentados e preparados por outras condições. A treinar horas a fio, muitas vezes de madrugada e ainda pela noite dentro após dias de trabalho ou estudo, com longas viagens e noites perdidas aprendemos a não sentir a derrota como uma coisa natural e a ter um espírito de sacrifício sobrenatural. Ganhar em todos os sentidos é a forma de estar desta selecção, recordando que, quer no rugby XV quer nos Sevens, nos últimos anos temos vindo a estar presentes e com sucesso nos campeonatos da Europa e do Mundo.
Para já, a Nova Zelândia-2011 continua no mesmo sítio... Se começarmos a trabalhar já e com uma época bem pleneada, sem mais contratempos, poderemos conseguir o tão desejado apuramento.
Certo, bem certo, é que a entrega da nossa Selecção será total!
.
In A Bola

Sem comentários: